15 de julho de 2016

La Bandina 2008 Valpolicella Superiore

Conforme eu escrevi no post anterior, os vinhos de Valpolicella gozam de grande popularidade entre consumidores, mas são desdenhados por enochatos e especialistas. Claro que parte desse baixo conceito se deve a uma tendência de vários produtores que privilegiam a produtividade em detrimento da qualidade. Mas isso acontece em qualquer região. O principal motivo de serem pouco valorizados é porque são vinhos tradicionalmente despretensiosos, macios, frutados, fáceis de beber, enfim, ideais para o dia-a-dia, e acompanham bem uma ampla gama de comidas diferentes.

Pois o La Bandina Valpolicella Superiore 2008 mostra como um Valpolicella pode ter boa qualidade, sem perder os atributos que lhe fazem popular. Não pretendo convencer enochatos, amantes de bombas, ou bebedores de pontuações. Mas o recomendo para quem gosta de vinhos bons, elegantes. Ele é um vinho gostoso, macio, mas sem correr o risco de ser leve demais, ou simples demais. E com 8 anos, está em ótima forma.


O La Bandina é produzido pela Tenuta Sant'Antonio. É feito de uvas colhidas a mão, realiza as fermentações alcoólica e malolática com temperatura controlada, e em seguida matura por 2 anos em barris de 500L de carvalho francês, com as borras, e com batonnage a cada 15 dias, até o engarrafamento. Ou seja, não é um vinhozinho qualquer.

Com 8 anos de idade, tem cor rubi de intensidade média, sem nenhum sinal da idade. O aroma, de média intensidade, tem frutas negras - amarenas, amoras - um pouco de geléia, chocolate e caramelo. Com corpo médio, boa acidez, os 14,5% de álcool estão bem discretos, e os taninos, de intensidade média-baixa, bem finos. O produtor recomenda a guarda de 10 a 15 anos, mas o vinho já está em um ótimo momento para consumo.


Esta garrafa, um confrade a comprou na Wine.com.br, e levou a um de nossos encontros, no restaurante La Pasta Gialla. Foi um dos primeiros vinhos a serem abertos, e acompanhou bem as entradinhas. Ele não se lembra exatamente do preço - e infelizmente, o vinho se esgotou na Wine - mas se lembra que custava em torno de R$100. Um bom preço para um vinho que atinge 8 anos com tanta jovialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.