29 de março de 2013

Es Saadi Guerrouane Gris de Gris


Não é todo dia que encontramos um vinho do Marrocos na prateleira. E ao ver este rosé com uma delicada cor de pêssego, fiquei tentado a prová-lo. Ele se chamava Es Saadi Gris de Gris, sem indicação de safra, da Appelation d'Origine Garantie Guerrouane. Aumentou a minha curiosidade a expressão 'Gris de Gris' (cinza de cinza), que eu nunca havia visto antes, mas que remetia a um vinho rosé feito de uvas rosadas, como a Pinot Gris, ou Grenache Gris, isto é, variantes de uma uva tinta que têm muito pouca matéria corante. Custando apenas €3,20, resolvi levá-lo.

O que consegui descobrir sobre o vinho

Pesquisando sobre ele na Internet, não consegui achar o site do produtor. A única informação que sei é a que vem escrito no contra-rótulo:
ES SAADI está situado em um terroir argilo-calcário e a área da Apelação de Origem Garantida de Guerrouane é a mais prestigiada do Marrocos. As colheitas são feitas a mão a fim de garantir o máximo de qualidade na vinificação.

Pesquisando a respeito da Appelation d'Origine Garantie Guerrouane, descobri que no Marrocos, o termo 'Apelação de Origem Garantida' (AOG) - que é no mínimo confuso - se refere apenas uma indicação de procedência; ou seja, é o equivalente uma Indicação Geográfica européia. O país possui 14 AOGs, e apenas 1 AOC (Apelação de Origem Controlada). Dentre as AOGs, Guerrouane é de fato uma das mais importantes. Próxima à cidade de Meknès, a meio caminho entre o mar e os montes Atlas, tem altitude que garante uma amplitude térmica entre o dia e à noite.

Com relação à expressão 'Gris de Gris', descobri o seguinte:
Vin Gris não é um vinho cinza, mas sim um rosé de cor decididamente mais pálida que a maioria, vinificado da mesma forma que um vinho branco, só que a partir de uvas tintas, sem nenhuma maceração. Não há definições oficiais que regulem o termo, mas um vinho 'gris de gris' deve ser feito a partir de uvas de pouca pigmentação, como Cinsault ou Grenache Gris.
The Oxford Companion to Wine - Jancins Robinson e outros
Me surpreendeu um pouco que a Cinsault pudesse entrar nesta categoria... de qualquer maneira, ao buscar pelo termo, encontrei alguns vinhos franceses chamados de gris de gris. Mas o uso é bem mais difundido no Marrocos.

O site www.vindumaroc.com classifica separadamente os vinhos 'cinzas' dos rosados. De acordo com o mesmo, a maior parte das variedades usadas no Marrocos é de origem francesa; mas dentre as variedades 'cinzas', consta apenas a já muito citada Cinsault. Portanto, a menos que tenham usado o termo indiscriminadamente, suponho que o vinho que provei também seja desta uva.

Degustação

O aroma era agradável, com notas cítricas (laranja e pomelo), florais (rosas), e frutas vermelhas frescas. Mas no paladar, não há muito de bom a dizer. A acidez deixa a desejar, resultando em uma doçura pronunciada, álcool (13%) sobrando um pouco, e um final de boca amargo. Pelo menos posso dizer que já tomei um vinho do Marrocos, mas não estou ansioso para provar o próximo.

Leitura complementar

Pesquisando a respeito do tema, encontrei o texto de outro blogueiro que também se espantou com o termo Gris de Gris. Recomendo a leitura: Pourquoi Gris de Gris? (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.