28 de fevereiro de 2013

O'Hara's


A whiskey é a bebida nacional irlandesa, mas certamente a bebida mais consumida no país é a cerveja. E apesar do peso da Guinness, que é servida em qualquer pub do país, eles possuem diversas marcas produzidas localmente. Assim como na Inglaterra, as Ales são as mais tradicionais, e combinam com o clima chuvoso. De todas as cervejas que provei no país, houve uma marca que se sobressaiu, na minha opinião: O'Hara's, produzida pela Carlow Brewing Company.

Assim como tivemos no Brasil, na última década e meia, a Irlanda viu um boom de criação de micro-cervejarias no final do Século passado. No início dessa onda, estava a família O'Hara, que fundou sua micro-cervejaria no ano de 1996. Os primeiros anos foram difíceis, e levaram 2 anos para produzir a primeira cerveja. Com o reconhecimento do público, veio um crescimento meteórico, que culminou na implantação de uma nova fábrica em 2008, para atender a demanda. Hoje, exportam para 20 países, e espero que chegue logo ao Brasil!

A marca possui 6 tipos de cerveja de produção regular, da Extra Stout às cervejas de trigo, vendidas tanto engarrafadas quanto em barris. E não é difícil encontrá-las nos pubs de Dublin. Eu só cheguei a tomar dois tipos diferentes, que são meus estilos favoritos: O'Hara's Irish Red e O'Hara's Irish Pale Ale

A Irish Red tem um teor alcoólico mais baixo que o normal para uma Red Ale (4.3%), mas absolutamente não faz falta. E por outro lado, sobra sabor, com o caramelo do malte bem marcado, balanceado por um fundo tostado, e final com o leve amargor herbáceo do lúpulo.

Mas a que mais gostei foi a Irish Pale Ale, que só passou a ter produção regular a partir de 2010. Com 5,2% de álcool, de cor dourado-escuro, tem a mesma doçura do malte, com o lúpulo mais destacado, e um longo retrogosto cítrico, quase perfumado. Sem sombra de dúvidas, a melhor cerveja que tomei na Irlanda.


Curiosidade: Irish Red Ale e Irish Pale Ale não representam exatamente estilos distintos, versões tipicamente irlandesas, desses estilos. Para um irlandês, uma Irish Red Ale é simplesmente uma Red Ale produzida na Irlanda; e o mesmo vale para a Irish Pale Ale. Os irlandeses têm o costume de incluir o termo Irish em todos os seus produtos, como uma forma de exaltação ao nacionalismo, para estampar com orgulho: esse produto é feito aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.