1 de agosto de 2012

Uma comemoração a dois

Neste dia especial que é 1° de agosto, fui com minha mulher no Bellini Ristorante, restaurante de cozinha italiana do Hotel Vitória. Todos os restaurantes do hotel são referência na cidade, e este não foge à regra. É certeza de um ambiente agradável, e pratos saborosos. Este ano foi eleito pela 7ª vez o melhor restaurante de cozinha italiana na cidade pela Veja Campinas.

Passada a grande porta de madeira da entrada, passamos pelo salão de pé direito duplo, com colunas de pedra, e nos dirigimos ao 'jardim', uma área menor, fechada e coberta, com uma decoração que lembra uma área externa, com canteiros e paredes cobertas de plantas.

A primeira escolha foi a do vinho, pensando em um tinto que fosse versátil, para não limitar a escolha do prato: um Piccini Chianti 2009, da uva Sangiovese. Com a 'globalização do vinho' tornando os vinhos cada vez mais iguais entre si - bombados, encorpados e alcoólicos - vão se rareando os vinhos gastronômicos, que acompanham de verdade uma refeição. Mas ainda podemos contar com a tradição toscana, e seus Chiantis. O Piccini é um vinho leve, de coloração rubi pouco intensa, aroma frutado, com taninos discretos e boa acidez, que se destaca inclusive no nariz.

Recomendo aceitar o couvert: dentes de alho assado, paté de tomate seco, sardella, abobrinhas em conserva de azeite com alcaparras e um antepasto de berinjela, servidos com uma cesta de pães quentinhos.

Para o jantar pedi um Riso d'Anatra, um arroz de pato com caldo de laranja e redução de vinagre balsâmico; e minha mulher pediu um Papardelle com ragú de costela em manteiga de trufas brancas. Os pratos que escolhemos foram intensos e muito saborosos, e pudemos comprovar a qualidade dos ingredientes. Dois pratos basicamente de amido (arroz e massa), mas com carnes fortes. E o vinho cumpriu o papel, como coadjuvante dos pratos, sem ser anulado por eles.

Para encerrar a refeição, ganhei um bolinho de chocolate com sorvete e calda de morango, com os cumprimentos do chef.

Um comentário:

  1. Adorei o vinho, o couvert, o prato principal, a sobremesa, o ambiente. Mas o melhor de tudo foi a companhia. :)

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.