20 de novembro de 2020

Faccin Malvasia Bianca 2018

Não existe uma só variedade Malvasia. São diversas variedades, muitas sem nenhuma relação genética entre si. Mas em geral são variedades aromáticas, e ricas em açúcar. Geram alguns vinhos licorosos muito bons, mas em geral, quando feitos vinhos brancos secos, tendem a ser meio chatos, muito aroma, até meio enjoativos, e sem uma acidez vibrante.

Mas o Faccin Malvasia Bianca 2018 me impressionou. Um amigo trouxe aqui em casa, e foi uma belíssima surpresa. Daí fui atrás para comprar mais.


A Faccin é uma vinícola familiar brasileira, que tem por objetivo produzir vinhos fora do obvio e naturais, com fermentação por leveduras selvagens, e mínima intervenção. O Malvasia Bianca é um vinho "laranja", isto é, um vinho branco que fermenta com as cascas - creio que a maior parte dos vinhos feitos assim, e os melhores, são feitos com variedades aromáticas, como as Malvasias. Voltando ao vinho, ele passa por uma trasfega para eliminar borras grossas, e é engarrafado na sequência, com borras finas, sem adição de sulfito.

Todas as técnicas e produtos normalmente usadas na vinificação "tradicional" ajudam a ter controle no processo, evitar (e corrigir) defeitos. Uma vinificação natural, por outro lado (como era feita antigamente, mas curiosamente não é chamada tradicional), é muito mais arriscada. Mas quando feito certo, o resultado é muito mais interessante. É exatamente o que temos neste vinho.

No visual, ele é de um dourado intenso, tendendo ao alaranjado, e turvo (por não ser filtrado). No nariz, uma explosão de aromas, com notas de guaraná, frutas tropicais, casca de tangerina, fermento fresco, flores amarelas e nenhum defeito. Tem baixo teor alcoólico (11,5%), alta acidez, sabor intenso, e alta persistência. Seu peso na boca é de um vinho de corpo médio, mas tem uma leveza que você não sente que bebeu muito vinho, mas quando vai ver, a garrafa acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.