14 de setembro de 2020

Portell Pallid de Trepat

Eu gosto de encontrar, provar, e comentar vinhos exóticos, que a maioria dos consumidores mais habituais raramente provou, como vinhos da Romênia, Bulgária, Montenegro, etc. Mas países clássicos como a França ou a Espanha ainda têm muitas denominações que a gente lê nos livros, mas que não esperaria se deparar com seus vinhos, muito menos aqui no Brasil. É o caso de Conca de Barberà.

Conca de Barberà é uma denominação de origem espanhola. Ela se localiza na província de Tarragona, Catalunha, em um vale - uma conca - onde se unem os rios Francolí e Anguera, cercada de serras por todos os lados. A produção local é largamente dirigida ao Cava, o clássico espumante espanhol, tal como na vizinha Penedès. E seu grande diferencial no mundo do vinho é uma variedade autóctone chamada Trepat.

Trepat é uma variedade tinta, no entanto de casca fina e pouca matéria corante, de forma que é usada principalmente para produção de cavas rosés. E de vez em quando, um vinho rosé, como é o caso do Secrets - Pallid de trepat, da vinícola Portell, uma casa localizada em Conca de Barberà e que, por sinal, dá muito mais ênfase à produção de cava do que de vinhos com a DO local.

O Secrets - Pallid de trepat é um rosé de cor bem pálida, obtido a partir do mosto flor (quando apenas se esmagam as cascas das uvas e coletam o líquido que escorre, sem iniciar a prensagem), e apenas 11% de teor alcoólico. O rótulo não traz informação de safra, mas o site da loja Moya Wines (onde comprei o vinho) diz que é da safra 2016.

Para mais informações a respeito de Conca de Barberà - e da Catalunha em geral - sugiro a leitura do texto Dos vinhos da Catalunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.