8 de abril de 2019

PX Solera Fundación 1902

Montilla-Moriles é inevitavelmente associado a Jerez, afinal, também se localiza na Andaluzia, e produz os mesmos estilos de vinhos: Fino, Amontillado, Palo Cortado, Oloroso, PX, Pale Cream, etc, em sistemas de criaderas y solera. No entanto, Montilla-Moriles é uma denominação de origem distinta. Localizada a 160Km de Jerez em direção ao interior, apresenta um clima mais quente e mais árido, com menor influência marítima. Além disso, a variedade Pedro Ximénez é usada para produzir tanto vinhos doces, quanto os secos; e nesse clima árido, ela consegue atingir níveis muito altos de açúcar, de forma que os vinhos conseguem atingir naturalmente até 16% de teor alcoólico. Por isso, os estilos secos de Montilla-Moriles em geral não são fortificados.

Tal como em Jerez, o estilo PX é um vinho doce, feito com uvas asoleadas, isto é, desidratadas ao sol. Aliás, os PX engarrafados em Jerez são em grande maioria feitos de uvas de Montilla-Moriles, a única exceção permitida pela legislação [*]. Em seguida, os vinhos são fortificados logo no início da fermentação, deixando permanecer todo o açúcar; e tradicionalmente envelhecem no sistema de criaderas y solera. Tal como os de Jerez, os PX de Montilla-Moriles são verdadeiros xaropes, ultra-concentrados, densos e doces.

O PX Solera Fundación 1902 é produzido pela Cruz Conde, uma das bodegas mais tradicionais da região. Ela foi fundada em 1902, e este vinho envelhece na solera que foi implantada no ano de fundação da bodega. O tempo mínimo de envelhecimento é de 20 anos, mas é possível dizer que matematicamente, no blend final há ao menos uma gota de vinho de cada ano da bodega, desde a sua fundação.

Sinceramente, eu tinha curiosidade de prová-lo, mas é muito caro pro meu bico, quase R$400. Mas aí que me surgiu de repente a oportunidade, tendo sido compartilhado por uma colega, em jantar da SBSomm. O vinho tem cor castanha intensa, e aspecto muito viscoso. O aroma intenso reflete o caráter totalmente oxidativo: tâmaras e ameixas secas, amêndoas torradas, nozes pecã, caramelo, especiarias, toques de chocolate e tostado. É muito, muito doce - 400g/L, 4 vezes a quantidade de um Porto - encorpado, com média acidez, álcool (16%) domado pela doçura, e com muita, muita persistência aromática. Sua intensidade facilmente atropela a maioria das sobremesas, e na minha opinião, seria melhor harmonizá-lo por contraste, com queijos de mofo azul. Vale mencionar que este é um tipo de vinho que pode ser guardado por meses após aberto, sem risco de estragar; por isso, pode - e deve - ser apreciado em pequenas doses.


Ele é importado no Brasil pela Winelands.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.