17 de fevereiro de 2019

A Promessa de Aurelia Vişinescu

Já conheço desde 2013 os vinhos de Aurelia Vişinescu, e já comentei a respeito de sua história aqui. Ela é nada menos que a mais famosa enóloga romena, fazendo sucesso internacional com sua vinícola fundada em 2002, na região de Dealu Mare, a mais conhecida da Romênia.

Este ano, chegou ao Brasil seu mais novo lançamento, chamado Promessa - assim mesmo, igualzinho em português. O vinho é uma síntese de seu trabalho, um corte entre a romena Fetească Neagră com a internacional Syrah, com DOC Dealu Mare, envelhecido por 12 meses em barris de carvalho romeno [*].


No visual, o Promessa Fetească Neagră & Syrah 2015 esbanja juventude, com cor rubi-violácea, e lágrimas que tingem a taça. Logo ao abri-lo, estava meio sisudo, com pouca fruta (ameixa), muita especiaria (cravo, pimenta) e evidentes notas da barrica (tostado, chocolate). É um vinho encorpado, com taninos intensos e alta acidez, corroborando que alguns anos de guarda só lhe fariam bem. Como tomamos apenas a metade, guardei o restante na geladeira, sem preocupação de usar vacuvin.

Conforme já comentei aqui, se o vinho está em condições de evolução, alguns dias com a garrafa aberta têm o mesmo efeito que algumas horas no decanter. Provei-o novamente após uma semana e, conforme esperado, ele tinha evoluído para - muito - melhor. A fruta (mirtilo, cereja negra) estava mais em evidência, as especiarias passaram a mostrar também anis e canela, as notas tostadas se suavizaram, também apareceram notas de mel e ameixas secas. Na boca, ele se tornou um pouco mais elegante, mais macio, e mais longo.

Curiosidade: pela legislação romena, vinhos com DOC recebem também uma classificação quanto à maturação das uvas, em função da quantidade de açúcar no mosto. De acordo com a legislação, uma maturação plena (maturitate deplină) corresponde ao intervalo entre 187 e 220 g/L, o que em potencial alcoólico dá entre 11% e 13%. Por essa regra, o Promessa ganhou a classificação DOC-CT (Culesul Tarziu), que literalmente se traduz por colheita tardia. No entanto, essa classificação nada tem a ver com vinhos doces; na melhor das hipóteses, pode ser traduzida como sobrematuração. Mesmo assim, difícil de falar em sobrematuração quando o vinho tem apenas 13,5% de teor alcoólico.


O Promessa Fetească Neagră & Syrah 2015, assim como diversos vinhos da Aurelia Vişinescu, é importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.