15 de maio de 2017

Tarima Rosado 2015

Nesse início de ano, o Vinhoclube incluiu em diversas remessas vinhos espanhóis - tanto na modalidade Ouro (tintos), quanto na Summer (brancos e rosés). A maior parte foi produzida pelas Bodegas Volver, e um dos que mais me chamou atenção foi o Tarima Rosado 2015, 100% Monastrell, produzido na DO Alicante.


As Bodegas Volver são uma sociedade de Jorge Ordoñez com o enólogo Rafael Cañizares. Jorge Ordoñez é um distribuidor de vinhos, que fez carreira levando vinhos espanhóis aos Estados Unidos. Por meio de sua empresa, o Grupo Jorge Ordoñez, passou a investir na produção, firmando parcerias em diversas regiões da Espanha.

A sociedade com Rafael Cañizares foi firmada em 2004, e abrange a produção de 110 hectares em La Mancha e mais 185 hectares na DO Alicante. Nesta última, os vinhedos do grupo se localizam a meia distância entre o Mediterrâneo e a Meseta, com altitudes entre 600 e 750 metros. A maioria dos vinhedos são compostos de Monastrell, plantados na década de 1970, tendo alguns até mais antigos.

A Monastrell é uma variedade tinta, com casca grossa, que gera vinhos com muito tanino e cor intensa. Ela suporta muito bem o calor do Mediterrâneo, sendo uma variedade importante desde a Provence, na França, até Murcia, logo ao sul de Alicante. Apesar da vocação para tintos encorpados, ela também é freqüentemente usada na produção de rosés - tanto que é uma das 5 variedades mais importantes dos rosés da Provence. Ela pode gerar rosés corpulentos, às vezes até excessivamente alcoólicos. Mas com uma produção cuidadosa, gera excelentes vinhos, que sejam ao mesmo tempo estruturados e equilibrados.

O Tarima Rosado é 100% Monastrell, de vinhedos plantados na década de 1970, e colhidos a mão. Ele é obtido pelo processo de sangria, em que as uvas são prensadas para o vinho tinto, e uma pequena parte é retirada após 24 horas de maceração. Tem cor salmão de intensidade média, aromas típicos de frutas vermelhas, numa mescla entre frescas e maduras. Tem corpo médio, escoltado por uma boa acidez que não deixa o álcool incomodar.


Este e outros vinhos das Bodegas Volver serão apresentados em duas degustações, na Casa Rio Verde, nos dias 18 e 25 de maio: uma oportunidade interessante para quem é de Belo Horizonte (para mais informações, clique aqui). Além disso, até o final do mês, os vinhos do produtor estão com 15% de desconto (confira aqui). Para quem não assina o clube, é uma boa oportunidade para conhecê-los. E quem já conhece, uma ótima oportunidade para adquirir mais algumas garrafas com preço especial.

Um comentário:

  1. eu tive a oportunidade de degustar essa maravilha,é muito bom.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.