29 de janeiro de 2013

Tsantali Cellar Reserve

Eu já vejo há algum tempo, no supermercado Carrefour, vinhos gregos da Tsantali, um grande produtor e exportador da Grécia. Eu ainda não tinha arriscado comprar nenhum, apesar da curiosidade. No entanto, nesta terça, alguns estavam em promoção, e resolvi provar este: Tsantali Cellar Reserve, que estava a R$19,90. É um vinho doce feito com a uva Mavrodaphne, e produzido com o processo de fortificação, em que a fermentação é interrompida na metade com a adição de aguardente de vinho.

A Mavrodaphne é tinta, autóctone da Grécia, e normalmente utilizada para a produção de vinhos doces, principalmente na região próxima à cidade de Patras, na península do Peloponeso, onde dá nome à Denominação de Origem do vinho: Mavrodaphne de Patras.

O vinho tem cor castanha, resultado do período de 5 anos envelhecendo em barris de carvalho francês. Tem aromas intensos de frutas secas como tâmaras, figos secos, e uvas passas. Também apresenta um toque tostado, tendendo a coco queimado. Tem uma acidez muito boa, que deixa redondos os teores de açúcar e álcool (18%). Nem sonhando ele equivale a um Porto de 30 anos, como anuncia o site do importador, mas é muito agradável, e vale cada centavo. Recomendo resfriá-lo ligeiramente, por volta dos 15ºC, e servi-lo acompanhado de queijo gorgonzola com geléia de figo.


3 comentários:

  1. Onde comprar Tsantali ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      faz mais de um ano que não vejo mais os vinhos da Tsantali no Carrefour. A importadora deles se chama LPH Brasil (http://www.lphbrasil.com.br/). Motivado pela sua pergunta, eu mandei um email para eles, e espero que eles possam indicar um lugar em Campinas. Se eu obtiver resposta, eu respondo aqui.

      Excluir
    2. Olá,
      obtive resposta da importadora, e me enviaram o endereço de um site, que aparentemente pertence ao mesmo grupo, e vende os vinhos Tsantali no Brasil:
      www.freewayecommerce.com.br
      O vinho licoroso deste texto, no momento, não está no site, mas há outros vinhos da empresa.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.