5 de janeiro de 2013

Borbulhas abaixo e acima d'água

Já era hora de soltar as primeiras borbulhas do ano. Não estou falando de abrir o Champagne, e sim, sair para mergulhar. Pela terceira vez, embarquei em Parati, no Enterprise, para um fim de semana de gula e mergulhos pela Ilha Grande. O Enterprise é um barco de live aboard de mergulho, com um grande chef, o Chello, argentino gente boa, que há 3 anos prepara cardápios elaborados, dignos de um jantar no seu restaurante favorito. Ou, como costumamos dizer, o Enterprise é um live aboard onde vamos comer, e aproveitamos para mergulhar entre as refeições.

Para tornar o fim de semana ainda mais especial, no sábado foi aniversário de uma colega mergulhadora, e alguns de seus amigos organizaram uma surpresa, levando alguns vinhos e espumantes para comemorarmos. Dentre todos os rótulos, um especial merece ser comentado. Eu não era um aficcionado por Champagnes, mas acho que virei, pelo menos por este: Piper-Heidsieck Brut.


Produzido na região de Reims, a mais nobre de Champagne, com solos majoritariamente de giz, é feito com Pinot Noir, Pinot Meunier, e um toque de Chardonnay. Ele tem cor dourada, e os aromas muito bem destacados de brioche e manteiga prometidos pelos Champagnes envelhecidos apropriadamente, mas que eu ainda não tinha tido a oportunidade de provar. A acidez é boa, sem apagar o toque de açúcar do licor de dosagem. É leve, e viciante: cada gole convida ao próximo. Mas tinha que tomar só um pouquinho, afinal, no dia seguinte, ainda iria fazer mais borbulhas debaixo d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.