13 de dezembro de 2012

Tremendus Clarete

Em outubro, comentei o que é um clarete na Rioja, quando descrevi o vinho Muga Rosado, que apesar se ser produzido no mesmo processo característico dos claretes, não é denominado como tal. Pois agora chegou a hora de provar um vinho que é indiscutivelmente um clarete: Tremendus Clarete 2010, vinho produzido por Honório Rubio, no município de Cordovín, uma das mais tradicionais regiões produtoras de clarete, na Rioja.


Antes de descrever o vinho, transcrevo novamente a definição não oficial de clarete de La Rioja - a melhor e mais formal definição que encontrei sobre o termo:
En La Rioja se conoce como clarete al vino elaborado (...) a partir de mostos de variedades blancas, viura fundamentalmente y malvasía, con un porcentaje menor de garnacha tinta, que inician la fermentación y, sobre todo, maceran en contacto con el grano entero (...) en torno a 24 horas, dando lugar a vinos jóvenes con un poco de aguja, frescos y afrutados, cuyo color es intermedio entre el rosado y el blanco.
Miguel Ibáñez Rodríguez - La Comunicación Vitivinícola: Vino, Lengua y Traducción
O Tremendus Clarete é produzido com 50% Garnacha e 50% Viura, que passam por maceração pré-fermentativa durante 'uma tarde e uma noite'. De acordo com o site do importador, as uvas do vinho são provenientes de vinhedos de 70 e 40 anos respectivamente, o que são idades mais do que respeitáveis das vinhas.

Degustação

A cor deste vinho já não pode mais ser chamada de rosada. Ela é definitivamente alaranjada, de intensidade média. Se destacam os aromas florais e cítricos, principalmente de pomelo. Apresenta um leve amargor, corroborando o aroma de pomelo, mas que apenas dá caráter ao vinho, sem ser desagradável. Tem boa acidez, e é leve no álcool, o que o garante ser adequadamente gastronômico, além de uma bebida ideal para esses dias de temperatura acima dos 30ºC.

A comparação entre ele e o Muga é inevitável, apesar de ser um pouco injusta, já que não provei os dois ao mesmo tempo. Ambos são excelentes opções para o verão. Mas o Tremendus tem duas vantagens: está disponível no Brasil neste instante (na Wine.com.br sai a R$42,00), e sairia mais barato que o outro (cujo preço foi por volta de R$55,00 quando esteve no mercado).

Imbróglio Legal

O clarete da Rioja é extremamente tradicional. Em bares e restaurantes, é a opção mais popular para os locais. E em 25 de julho, acontece a Batalla del Clarete em San Asensio, em que 25 mil litros do vinho são derramados sobre os participantes.

Apesar disso, este estilo de vinho não é reconhecido pelos organismos controladores da Espanha e União Européia. O motivo original da discórdia vem do fato de muitos produtores, em vez de vinificarem as uvas brancas e tintas em conjunto, simplesmente misturam vinhos brancos e tintos acabados, normalmente excedentes de produção que não têm qualidade para serem vendidos separadamente. Em conjunto, existe um lobby dos produtores de rosés, que fazem campanha para manter a proibição aos claretes, em favor do próprio produto.

Li um blog espanhol a respeito de uma prova de vinhos, com representantes de vinícolas que produzem claretes, na cidade de Cordovín. O blog descreve o desabafo de produtores da região, na voz do próprio Honório Rubio (proprietário da bodega que fabrica este clarete), denunciando que o Conselho Regulador de Rioja o estava coagindo a arrancar os pés de Viura em favor da Tempranillo, demonstrando os esforços do Conselho Regulador em eliminar a prática tradicional da região.

O desabafo do Sr. Honório Rubio levou a um debate sobre a 'conveniência ou não de determinadas normas do Conselho Regulador da Espanha, assim como a homogeneização dos vinhos da Rioja'. Com a desculpa de garantir a qualidade, estaria este órgão atropelando tradições locais e transformando o vinho da região em Coca-Cola?


2 comentários:

  1. En nombre de los que escribimos en Epicúreos quisiera agradecerle la cita que hace de nuestro blog. El clarete Tremendus nos gusta mucho y creo que su post sobre el mismo es muy completo y acertado. Su blog nos ha parecido muy interesante por lo que lo hemos añadido a nuestro blogroll para seguirlo con atención.
    Un saludo.
    www.epicureos.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guillermo,

      gracias por sus palabras de incentivo, y por la referencia a mi blog. Deseo éxito a vuestro blog y también al clarete.

      Saludos,
      Rodrigo

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.