29 de dezembro de 2012

Fiammato 2009

E neste sábado, abrimos mais um vinho que compramos da importadora Prima Vinhos. Assim como o Prosecco que tomamos na véspera, conhecemos este vinho em uma degustação promovida pela importadora na ABS Campinas SBSomm. Este, no entanto, é um tinto, da Sicília, feito com a uva Nero d'Avola, produzido pela Aziende Vitivinicole Miceli. Preço de mercado, R$72,00.

O vinho é feito com curta maceração, com posterior descanso em tanques de aço por poucos meses, período em que ocorre a fermentação malolática. O resultado é um vinho leve, de coloração rubi de média intensidade, baixo teor alcoólico (12%), com aroma marcado de frutas vermelhas, ideal para ser servido frio (12ºC a 15ºC), ou seja, mais uma boa opção de vinho tinto para as noites de verão. Ele é recomendado pelos produtores para acompanhar pratos de peixe e crustáceos. Eu arriscaria certos peixes como truta e bacalhau, mas não os crustáceos. Também acompanha bem queijos de sabor mais leve. E em outra harmonização curiosa, a representante da importadora sugeriu a harmonização com alcaparras. Foram servidas alcaparras italianas no evento, para provar a sugestão; mas apesar de serem italianas, e menos salgadas do que as nossas, a sugestão não me convenceu.


Nero d'Avola é a uva mais plantada da Sicília, e tem seu nome devido à cidade de Avola, no sul da ilha. Ela tem potencial para produzir vinhos de muita cor e corpo, que podem passar por longos períodos em madeira. Além disso, é comumente usada em cortes com o intuito de acrescentar cor ao vinho final, principalmente na Itália continental. No entanto, também é comum ser usado em maceração curta resultando em vinhos mais frescos como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.