4 de agosto de 2012

Piquenique na sala

 Apesar de nunca querer opinar sobre a escolha da bebida, neste sábado, Thais me fez um pedido especial: um espumante semi-seco. Mesmo que os experts nos 'ensinem' que que quanto mais seco, melhor, nós costumamos preferir mesmo que eles tenham um pouco mais de açúcar. Talvez nosso paladar esteja mais de acordo com o século XIX, não sei. O escolhido foi o Passion, um rosé da Vinícola Chandon. De um rosa pálido, com boa acidez, e um aroma agradável de frutas frescas.

Para acompanhar, Thais montou uma travessa com morangos, kiwi, pêssego, tangerina e banana, além de ameixas e damascos secos, para mergulhar em um ganache de chocolate. Montamos um pequeno piquenique no tapete da sala, e apreciamos um lanchinho saudável, enquanto assistíamos a vitória do vôlei masculino sobre a Sérvia. E para contrariar mais uma vez os experts, o espumante acompanhou bem, não apenas as frutas, mas também o ganache. Na realidade, a nossa impressão é que as frutas puras - sem o chocolate - anulavam os sabores do espumante (principalmente o morango e a tangerina).

O espumante semi-seco é tão desvalorizado, que na própria garrafa há uma recomendação de se colocar uma pedra de gelo dentro do espumante, mas eu preferi tratá-lo com mais respeito, e deixar a garrafa no balde de gelo.

2 comentários:

  1. Vc acha que um brut ficaria melhor com as frutas sem o chocolate? Não sou fã de chocolate e nem a minha mulher. Gostei da ideia de frutas e espumante. Quem sabe um Italiano ou Espanhol, pois estou boicotando os brasileiros. Frutas mais ácidas como tangerina ou abacaxi ficam melhor com demi sec? Para os bruts você recomenda frutas mais doces?

    Estou entrando agora neste mundo dos vinhos e espumantes e as perguntas devem parecer básicas para você.

    []s,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      as perguntas não parecem básicas para mim, até porque espumantes não são o meu forte.

      Acho que na harmonização o gosto pessoal deve vir em primeiro lugar.
      Tendo dito isso, vou tentar dar minhas opiniões sobre suas dúvidas: o chocolate com o espumante brut seria ruim. Sem o chocolate, tanto semi-seco quanto o brut poderiam ficar bons, dependendo da sua preferência (se prefere o espumante brut, ou o semi-seco).
      Na minha harmonização, nós achamos que a tangerina e o morango anularam os aromas do espumante, porque este tinha aromas parecidos. Banana, kiwi, ameixa seca e damascos secos foram as que ficaram melhores.

      Como eu prefiro sempre os espumantes semi-secos, eu o escolheria tanto para frutas mais ácidas quanto mais doces. No entanto, acho importante que o espumante seja aromático, e tenha uma acidez destacada, como o Passion.

      Dos cavas (espumantes espanhóis) que provei aqui, imagino que o Anna de Codorniu seria uma boa opção de espumante brut para harmonizar com frutas (sem o chocolate).

      Um abraço,
      Rodrigo

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.