12 de fevereiro de 2022

César, rara variedade borgonhesa, no Chile

Como vimos na História do vinho chileno, o Chile importou muitas variedades francesas a partir de 1818 (sua independência), ou seja, bem antes da filoxera atingir a Europa. A existência de uma variedade chamada Romano em solo chileno, provavelmente data dessa época.

Na França, conhecida como César ou Romain, é uma variedade de que quase não se houve falar, uma das poucas exceções numa Borgonha dominada por Pinot Noir e Chardonnay, cultivada quase exclusivamente na comuna de Irancy. Ambos nomes pelo qual é conhecida remetem a uma origem na Roma Antiga, hipótese que foi posta em cheque com a descoberta de seu parentesco. Exames de DNA determinaram que ela é uma descendente da Pinot Noir; e portanto, improvável que tenha sido trazida até ali pelos romanos.

Apesar de considerada uma especialidade de Irancy, o vinho pode ter apenas 10% de César, se quiser conservar sua denominação de origem. E por isso, é ainda muito mais raro encontrar um vinho francês 100% desta variedade. Restam apenas 10ha plantados na França, e ainda menos no Chile. Mas a Casa Silva possui um vinhedo no Valle de Colchagua, plantado em 1912 (ou seja, com 110 anos de idade!), com o qual elabora o vinho Romano Pajas Viejas 2018.

Para sua produção, as uvas ficaram em maceração pré-fermentativa por 3 a 4 dias (para aumentar a intensidade aromática); em seguida, a fermentação durou 15 dias, a 23ºC (temperatura baixa, para vinhos tintos). Ainda passou por mais 7 dias em maceração pós-fermentativa (desta vez, para se extrair mais taninos), antes da prensa, conversão malolática, e mais 6 a 8 meses de amadurecimento (metade em barris de segundo e terceiro usos, metade em tanque inox).

O vinho tinha cor rubi, e apesar do que possa parecer na foto, de intensidade média- (a luz era bem fraca). Aroma de intensidade média, com predomínio de frutas vermelhas frescas (morango, framboesas), notas terrosas e um pouco vegetal (folhas secas). Na boca, boa acidez (média+), corpo médio-, taninos de média intensidade, um pouco mais ásperos do que eu gostaria, e persistência média-. Acho que vale a curiosidade de provar uma variedade de uva rara, mas este é seu maior atrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.