22 de dezembro de 2019

Etél Rosato di Toscana 2018

Os rosés são vinhos injustamente pouco apreciados no Brasil. Não é o meu caso, eu gosto bastante de vinhos rosés, como é possível verificar no histórico do blog. No entanto, mesmo eu não estou muito propenso a pagar R$186 por um vinho rosé.

Por isso, quando recebi email do lançamento do Etél 2018, não dei muita bola. Mas quando um amigo, que não costuma gostar de rosés, me mandou uma mensagem falando "compra, que é top", eu não podia passar batido.


Trata-se de um IGT Rosato di Toscana, produzido com 100% Sangiovese pela Fattoria Lornano. A vinícola, fundada em 1904 e hoje na 4ª geração, possui 149ha (dos quais apenas 49ha com vinhas), localizados em Castellina in Chianti, dentro da zona do Chianti Classico.

Para este vinho, as uvas foram colhidas a mão em duas diferentes passagens pelo vinhedo, uma em meados de setembro, e a outra no fim da primeira quinzena de outubro. Ao chegar à vinícola, as uvas foram esmagadas, e passaram por uma curta maceração de 4 a 6 horas a frio (5ºC), para obter a suave e brilhante cor rosada. Em seguida, passou por uma leve prensagem, e uma vinificação "em branco".

Como mencionado, o vinho tinha uma cor rosada pálida brilhante, com uma ligeira matiz alaranjada. É um vinho de perfil jovem, com aroma frutado (morangos maduros, ameixas brancas, cereja), um corpo médio - mais do que o esperado, tendo em vista a intensidade de cor - e com boa acidez. Foi uma boa opção para refrescar uma soirée com amigos, com diversos petiscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.