20 de julho de 2013

Winelands: vinhos orgânicos

Além de ser o clube de vinhos mais eclético do mercado - oferecendo todos os meses vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes - a Winelands também me conquistou pela oferta frequente de vinhos exóticos. Mas existe um outro fator de interesse no clube: com freqüência selecionam vinhos orgânicos e biodinâmicos, o que é uma opção mais saudável, mais sustentável, e ainda assim pode ser de grande qualidade.


Hungria

Já havia falado destes dois tintos da Hungria (aqui), feitos com a uva Blaufränkisch. Pois além de exóticos, os vinhos são biodinâmicos. O produtor, Weninger Kft, adota técnicas biodinâmicas - que implica ausência de agrotóxicos, e fermentação por leveduras indígenas - também realiza colheita manual, e engarrafa os vinhos sem filtrá-los. Os vinhos são:
    Kekfrankos Balf Biodynamic 2009: frutado, floral, corpo leve. O mais fácil de beber dos dois.
    Sopron Cuvée Biodynamic 2010: mais encorpado, com acidez à altura, mais aromas de madeira e especiarias. Após uma boa decantação, se mostrou um grande vinho.

Espanha

Da Bodega Dominio de Punctum, região de La Mancha, recebi dois vinhos biodinâmicos, um branco e um tinto. Como manda a cartilha biodinâmica, suas vinhas são cultivadas sem agrotóxicos, e as uvas são colhidas manualmente. Como extra, as colheitas são realizadas à noite, para evitar que o calor do dia afete as uvas antes de iniciarem a fermentação.
    Punctum Roble 2010, corte entre Graciano e Cabernet Sauvignon, estagiou em barricas novas por 6 meses. Vinho elegante, corpo médio, redondo. No início o aroma herbáceo se sobressaia, mas após um tempo aerando no decanter - conforme sugestão do clube - demonstrou aromas de frutas vermelhas frescas e maduras, e uma boa dose de especiarias.
    Punctum Viognier 2010: um Viognier diferente, no nariz domina um aroma herbáceo, que remete aos aspargos, e salada de legumes. Já na boca, aparecem com mais destaque frutas em calda, e um creme de baunilha. Até parecia que o vinho passou por madeira, mas não é o caso.

Itália

A Vigne dei Mastri não tem uma certificação de cultivo orgânico, mas tem uma preocupação ambiental. Garante que não utiliza pesticidas, nem aditivos tóxicos, e afirma ter uma produção eco-sustentável.
    Chiara Rosé 2010 D.O.C. Monferrato Chiaretto, eu o descrevi mais detalhadamente em um texto à parte (leia aqui). Excelente rosé, fresco e elegante - até encomendei mais dele.
    Chiara Bianco 2008 D.O.C. Monferrato. É feito com Chardonnay, Pinot Blanc e Riesling Renano, que amadureceu 6 meses em barricas, 'sur lie'. De cor dourada, sobressaem os aromas de baunilha, passando por frutas de caroço, abacaxi e terminando no toque amanteigado. Mas a acidez viva garante o equilíbrio, e puxa o próximo gole.


Alemanha

O clube nem mencionou este detalhe, mas o produtor Weingut Zähringer segue as diretrizes orgânicas desde 1987, e desde 2010 é certificado pelo Demeter, principal certificador de produtos biodinâmicos.
    Chardonnay Trocken 2010: um Chardonnay sem passagem por madeira, mas que descansa em tanques de inox por 12 meses. Tem ótima acidez, com notas de frutos cítricos e maçã verde, e boa estrutura. Descrevi minha experiência harmonizando-o com joelho de porco (leia aqui).
    Spätburgunder Rosé 2010: rosé feito com Pinot Noir, outro campeão de sabor e frescor. De elegante cor salmão, aromas de frutas vermelhas, sobressaindo o morango, ótima acidez, e uma sutil agulha que o ajudou a ficar mais fresco. Entre ele e o italiano Chiara Rosé, fico com os dois!
    Sekt Vierlig Weiss Burgunder Brut 2008: espumante safrado feito pelo método tradicional, com a uva Pinot Blanc, que passou 15 meses em garrafa antes do dégorgement. Além disso, o vinho base foi primeiramente maturado em barris de carvalho, mas o principal diferencial deste espumante é que foi adicionado eiswein do próprio produtor como licor de expedição. É um vinho superlativo, e estou aguardando uma grande ocasião para prová-lo.

Um comentário:

  1. Neste sábado, harmonizei o Zähringer rosé com um talharim ao molho de frango, iogurte, limão siciliano e hortelã. Veja a foto na página do Blog no Facebook!

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.