27 de julho de 2014

Château Gabaron, Bordeaux rosé


Este foi um almoço de domingo simples: bife de copa lombo, couve-flor gratinada, batatas ao molho alho e óleo, e uma salada com picles, temperada com creme de balsâmico, vinagre de Jerez, e azeite.

E para beber, o que escolher? O dia estava meio frio, o que chamava a um vinho tinto. Mas um vinho tinto, com sabor normalmente muito forte, iria facilmente passar por cima dos sabores delicados da comida, e provavelmente entraria em conflito com o tempero da salada.

Por isso, resolvi abrir o Château Gabaron Rosé 2012, um rosé da região de Bordeaux. Produzido pelos Vignobles Latorse, na região Entre-deux-mers, é 100% Cabernet Sauvignon, tem um corpo tendendo a médio (não tão encorpado quanto os rosés chilenos), e aroma bem característico da Cabernet: frutas vermelhas e o herbáceo que remete a pimentão vermelho.

Não é um rosé da Provence, mas foi adequado para o dia. É suficientemente fresco, e razoavelmente encorpado para ser bebido à temperatura da adega (12ºC a 14ºC), deixou todos os sabores dos alimentos se sobressaírem, e também ficou mais frutado, junto à comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.